domingo, 19 de junho de 2011

Pudim de Nozes

DSC00153

Os clientes do hotel onde eu trabalho adoram pedir receitas. Às vezes tenho que ir lá, conversar com eles, explicar que certas receitas são muito complexas, que requerem produtos que não se encontram nos supermercados e por aí vai. Algumas levamos mais de um dia para fazer, pois são muitos componentes, que devem ser preparados, congelados e depois montados para se tornarem uma sobremesa só.

Porém tem aquelas receitas super fáceis de fazer, como pudins, sagu, ambrosia. Sobremesas clássicas da culinária brasileira que encantam muita gente.

Daí eu sempre dava o endereço do blog para eles acessarem e copiarem as receitas. Só que como a coisa andava corrida nos últimos tempos e eu acabei ficando mais de ano sem escrever, devo ter deixado muita gente decepcionada, porque acabava não postando as tais receitinhas.

Agora, que estou aí, só cuidando da minha Maria Flor, decidi colocar em dia as receitas de sobremesas caseiras que fazemos na confeitaria do hotel.

Picnik collage

Então para começar, a receita de um dos pudins que eu mais gosto, o de nozes.

Pudim de Nozes
2 latas de leite condensado
250ml de leite
2 ovos
120g de nozes
Açúcar para o caramelo
Derreta o açúcar numa panela, ou diretamente na forma de pudim, até ficar bem dourado.
Em um recipiente, despeje o leite condensado e os ovos. Misture bem.
Bata o leite com as nozes no liquidificador até ficarem bem trituradas.
Adicione o leite de nozes ao leite condensado e misture até ficar homogênio.
Despeje a preparação na forma de pudim.
Asse em banho maria durante 55min.

A maioria das pessoas batem todos os ingredientes direto no liquidificador. Tudo depende da aparência que você deseja para o seu pudim. No liquidificador ele incorpora ar e fica mais aerado. Eu já acho mais bonito sem todos aqueles furinhos, por isso prefiro fazer à mão, misturando tudo com uma espátula. Aí vai do gosto de cada um. No final, o sabor é o mesmo!

Deixe o pudim durante um dia na geladeira, antes de desenformar. Os sabores ficam maturando e o resultado é sempre mais gostoso.

4 comentários:

  1. Amanda:
    que bom que você voltou a postar, pois quando conheci seu blog, ficava seguindo-o, vendo suas delícias! Fiquei triste que nunca mais tinhas postado! Mas agora entendi o porque: a sua Flor!
    Parabéns e um ótimo retorno!

    ResponderExcluir
  2. AMEEEEEIII o seu blog.
    Eu estou me formando agora em gastronomia, e sou apaixonada em confeitaria. Tenho uma sede enorme de viajar, embora ainda não tenha ido muito longe. Queria trocar algumas idéias com você sobre isso. Você teria email ou algo assim para podermos conversar? (:

    ResponderExcluir
  3. oi ,eu vo fazer esssa receita hj de sobremesa p vespera de ano novo.todo mundo vai adorar pq eu achei uma delicia .bjoss viivi

    ResponderExcluir