segunda-feira, 30 de maio de 2011

Um Bolo de Laranja e Uma Razão para Viver

Picnik collage

Não sei se começo explicando porque abandonei meu blog por mais de um ano ou se começo pelo fato que me fez voltar a escrever.

Então serei breve ao dizer que sentia muita saudade de ter um tempinho livre para fazer meus doces em casa, tirar fotos, editar e escrever. Mas tempo livre foi algo que me faltou no último ano por razões de trabalho.

Mas o mais importante é o motivo que me fez voltar à ativa. Um motivo que passou a ser a minha razão de viver. E este se chama Maria Flor.

A maternidade nunca foi o projeto mais almejado na minha vida. Das minhas amigas de adolescência eu era a menos cotada para ter filhos. Nunca tive perfil para isso. Queria viajar mundo a fora sem previsão para voltar, era espevitada demais, não tinha muita paciência e ainda tinha mil objetivos na cabeça para realizar.

Até que numa noite de verão eu conheci a pessoa que me fez, pela primeira vez na vida, ter vontade de ter filhos. E apesar de não termos planejado nada, desejei profundamente que se um dia eu tivesse um filho, que ele fosse o pai.

E há exatamente um mês, quando peguei a Maria Flor pela primeira vez nos meus braços, senti uma felicidade absolutamente incrível. Senti que ali minha vida mudaria para sempre. Me senti mulher de verdade. Me senti plena de amor. Me senti completa e realizada. E, acima de tudo, senti que havia encontrado o maior motivo para viver.

Picnik collage

E agora, nesse meu momento licença maternidade, tenho tido tempo para as pequenas coisas. E tenho apreciado muito essas "pequenas coisas", como dar de mamar, arrumar a cama, ler contos de fada, limpar a casa, dar banho na bebe, passar as roupinha dela e, claro, fazer um bolinho para comer no fim da tarde tomando um bom chá. Situações de dona de casa que nunca vivi antes. E, pasmem, estou amando.

Sem falar que agora tenho horas sobrando pra fazer todas aquelas receitas que estavam na minha listinha de desejos gourmands.

E como é nas coisas simples da vida que eu estou inspirada, foi um simples (porém hiper delicioso) bolo de laranja que eu escolhi para postar aqui.

Le Suave à l'Orange de Mamie Monique
(do livro "cuisine de nos grand-meres")
165g de açúcar
165g de farinha
165g de manteiga pomada
3 ovos
1 laranja (zestes e suco)
5g de fermento

Para a Calda:
115g de açúcar
1/2 laranja (somente o suco)

Picnik collage

Aquecer o forno a 180° C.
Na batedeira, bater a manteiga com o açúcar até ficar cremoso.
Acrescentar os ovos, um a um.
Adicionar o suco de laranja com as zestes.
Terminar pela farinha misturada com o fermento.
Untar uma forma de cake e despejar a massa.
Assar durante 40min.
Enquanto isso, realizar a calda, derretendo o açúcar com o suco de 1/2 laranja.
Desenformar o bolo ainda quente e despejar a calda, também quente sobre ele.

Ao meu amor, Pedro e à minha filha, Maria Flor, por tornarem minha vida cada vez mais feliz.

Amo vocês.



Picnik collage

3 comentários:

  1. Amadaaaaa... q post lindo e delicioso!!!!!!

    qndo eu conseguir ir vou ganhar um bolo?????? hehe

    AMOOOO SEMPRE!

    ResponderExcluir
  2. Seu post e seu "voltar a escrever" me emocionaram. Desejo que esse momento perdure para vcs! Beijos doces nos três!

    ResponderExcluir