sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Como Amor à Primeira Vista... - Creme Ivoire de Manjericão, Gelatina de Flor de Hibisco com Morangos e Mousse de Limão Tahiti



Meu lado Italiano não nega. Sou facinada por manjericão.

Meio que como com azeite de oliva, coloco por tudo! Se uma massa esta sem gosto, vou la e arranco folhinhas de manjericão do pé que minha mãe plantou e tudo se torna mais saboroso e perfumado. Pizza? Uma Marguerita, a mais simples possivel, mas com muito manjericão. Molho preferido? Um bom pesto com pignolis. Amo, até mesmo, mastigar manjericão puro e ficar com aquele gostinho na boca...

Pois há alguns meses dei de cara com uma receita nesse
site que me deixou com agua na boca! Não via a hora de testa-la, até porque, além do manjericão la vai, mais uma vez, morangos! É, eu sei, essa minha obsessão por essa frutinha não acabara nunca!

Essa receita é mais que fácil! Fica pronta em poucos minutos. Fiz exatamente a receita que encontrei no site, pois a porção era pequena
(5 copinhos). Um dos ingredientes que nunca tinha usada era a tal da flor de hibisco, que por sinal faz super bem à saúde: ajuda na digestão, redução de gordura e combate a retenção de líquidos. Ta certo, é a única parte light da receita, mas serve como desculpa pra não ficar com aquele peso na consciência depois de devorar todas as verrines...

Depois que descobri essa gelatina de flor de hibisco me afloraram ideias na cabeça! Como nunca tinha pensado nisso? Agora virei fã... é gelatina de chá verde, gelatina de chá de camomila, gelatina de chá de maracujá e por ai vai... No meio de uma receita super doce, uma fina camada de uma gelatina de chá da uma balanceada na recita, dando aquele toque leve e acidulado.

Mousse de Limão Tahiti
50g de suco de limão
Raspas de um limão
40g de manteiga
1 ovo
50g de açúcar
70g de creme de leite fresco



Na receita original diz para esquentar o suco de limão, as raspas, o ovo e o açúcar numa panela até engrossar.
Eu prefiro usar minha técnica para cremes de limão, que assim sei que não tem erro.
Numa panelinha, esquentei o suco de limão, as raspas e metade do açúcar.
Em outra panela separada, esquentei os ovos com o resto do açúcar, batendo com um fouet, para "quebrar o frio" (casser le froid, em francês) dos ovos. Quando estiverem mornos, despeje no suco de limão que também já terá fervido.
Ai é super rapidinho, o creme vai engrossar sem correr o risco das claras cozinharem e deixar pontinhos brancos em seu creme.
Depois é só retirar do fogo e, ainda na panela, acrescentar a manteiga bem gelada em cubinhos e mixar.
A parte, bata o creme de leite em Chantilly e misture delicadamente no creme de limão.
Divida a preparação no fundo de copinhos e leve para gelar.

Gelatina de Flor de Hibiscos
125g de agua
50g de açúcar
2g de gelatina em folha
1 colher de sopa de flor de hibiscos seco
200g de morango




Ferva a agua com o açúcar. Retire do fogo e faça uma infusão com as flores de hibisco seco. Deixe por mais ou menos dez minutinhos.
Enquanto isso, amoleça a gelatina em agua fria. Escorra bem e acrescente à infusão de flor de hibisco. Espere que esfrie um pouco sem deixar que a gelatina endureça.
Corte os morangos em cubinhos.
Retire os copinhos da geladeira e coloque os morangos sobre a mousse de limão. Em seguida, despeje uma fina camada da gelatina. Recoloque na geladeira para que ela endureça.

Ganache Ivoire de Manjericão
100g de creme de leite fresco
7 folhas de manjericão
100g de chocolate branco




Ferva o creme de leite. Retire do fogo e faça uma infusão com o manjericão. Cubra a panela com um filme. Quanto mais tempo você deixar, maior será o gostinho de manjericão.
Pique o chocolate branco e derreta em banho-maria.
Filtre o creme de leite, separando as folhinhas de manjericão.
Adicione o creme de leite ao chocolate branco derretido.
Finalize os copinhos com essa preparação e leve a geladeira.
Decore com flores e folha de manjericão. Eu, ainda, raspei um pouco de chocolate branco ao qual adicionei um pouquinho de brilho comestível rosa.
Saboreie sem moderação!



"Tudo é uma questão de despertar sua alma"
Gabriel Garcia Marquez

5 comentários:

  1. aujourd'hui j'ai goute l'hibiscus pour la premiere fois de ma vie. on est vraiment reliees!!!

    bref, c'est sublime ma cherie. ca doit etre delicieux.

    tu es au top. xxxx

    ResponderExcluir
  2. et toi, t'est mon inspiration!
    je t'aime mon bebe d'amour!

    ResponderExcluir
  3. Amanda,
    Esta sobremesa está um manjar dos deuses, adorei a ideia da gelatina de hibisco.
    Parabéns!
    Bjs
    Moira

    ResponderExcluir
  4. Nada como ter uma filha patissier e poder provar todas estas delicias.É muito legal observar o processo de criação e poder colaborar com algumas ervas plantadas nos meus pequenos canteiros!!!!

    ResponderExcluir