terça-feira, 21 de julho de 2009

Lac Land, um laboratorio de diversões – Les Croquembouches

Lembro a primeira vez que comi profiteroles na minha vida. Uma bolinha de pâte à choux recheada de sorvete de baunilha com uma calda de chocolate quente por cima.
Nunca esqueci do aspecto daquela massa aerada por dentro, macia em contato com a boca.




Na França, os choux são os primeiros convidados para festas de casamentos, batizados e comunhões. Aqui, ao invés dos noivos cortarem a primeira fatia do bolo, eles comem o primeiro choux da Pièce Montée, uma verdadeira escultura feita de carolinas.




Na maioria das vezes elas são feitas em forma de pirâmide, sobre uma base de nougatine (caramelo com amêndoas) e cada convidado tem direito a degustar um choux recheado de creme pâtissiere.



A nougatine serve, também, como elementos de decoração, ou mesmo para criação de cestas, onde são inseridos os choux.



Nesses últimos meses vi muitas pièces serem montadas no laboratório. Chegando o verão, vêm todas as festas e as comandas são numerosas. Antes disso, nunca tinha visto alguém fazer uma peça como essas. Admito que nunca achei esteticamente bonito uma peça em choux. Acho tudo muito marrom, meio triste, ainda mais se tratando da sobremesa mais importante da festa. Mas com o tempo comecei a apreciar cada vez mais a tradição.



Tradição que data o fim do século XIX, criada por Carême, cozinheiro e arquiteto, que considerava a “pâtisserie uma ramo da arquitetura”.



Dizem que no inicio, ao invés dos choux, as pirâmides eram feitas de frutas passadas em caramelo. Ao longo dos anos as pirâmides se declinaram em formas e composições diferentes, deixando a imaginação correr solta.



Melhor que as peças para casamentos, são essas feitas para crianças... Aos olhos dos pequenos elas são mais divertidas que saborosas.


Um comentário:

  1. Que coisas lindas! Amei o bauzinho com os brinquedos!
    Amanda, estou precisando de uma receita matadoramente boa de tarte tatin, será que vc tem alguma? Eu já fiz, ficou até gostosa, mas não ficou linda, e a massa ficou um pouco encharcada por causa da calda da maçã.
    bjs!
    Paula

    ResponderExcluir