terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Mes Pâtisseries Préférées à Paris

Acabei a escola de gastronomia em Lyon em setembro 2008. Porém para validar meu diploma era necessário realizar oito meses de estagio. 

Sempre disse à mim mesma que nunca moraria em Paris. Nunca fui muito fã de cidades grandes, de ter que enfrentar quase uma hora de metro para ir trabalhar, de ter que aceitar o “bom humor” francês com um sorriso nos lábios. Sabia que Paris seria pressão total, ainda mais se tratando de gastronomia. 

Mas sabia, também, que estando em Paris teria a oportunidade de conhecer as melhores boutiques pâtisseries que poderia conhecer na vida. Já era conhecedora dos nomes mais famosos, mas me perturbava nunca ter experimentado suas guloseimas.

Posso dizer que três meses em Paris não foram suficientes para conhecer tudo que gostaria, mas ao mesmo tempo tive a oportunidade de provar os doces que me faziam sonhar!


Fauchon (aberto de segunda à sabado)

24 - 26 Place de la Madeleine, Paris, 8ème

Graças à um apartamento alugado pelo meu ex-namorado, quase em face à Maison Fauchon, virei consumidora ativa da boutique. Toda rosa e preta, Fauchon, para mim, é o legitimo lugar para comer com os olhos. Conhecida por suas “éclaires” de todas as cores e sabores, a vitrine é cercada por admiradores que disparam flashes sem parar com intuito de não esquecer as maravilhas expostas. 

Sinceramente, para mim Fauchon é mais atraente à vista que ao paladar, mas não deixa de ser um prazer provar “ses entremets”.

Tradição francesa, as bûches de noël” finalizam o jantar de natal. Escolhemos duas bûches Fauchon, uma de manga, com crème légère de baunilha e um biscuit de pistache. Simplesmente maravilhosa! A outra, de morango, um pouco artificial, mas igualmente boa.

Não poderia deixar de acrescentar a “baguette au Pavot”, que acompanhada de um bom "beurre demi-sel", fazia do meu café da manhã uma regalia...   

Pain de Sucre (Fechado nas quartas)

14, Rue Rambuteau, Paris, 3ème

Foi no Pain de Sucre que eu fiz um mês de estagio. Considerada uma das boutiques que mais tiveram notoriedade nos últimos anos, é um lugar de sonhos. Dirigida por um casal que antes trabalharam como chefes pâtissieres do “étoilé michelin” Pierre Gagnaire, Pain de Sucre remodelou os clássicos franceses com elegância e exotismo.

As “verrines” coloridas, suas famosas “guimauves” (marshmallow) de chocolate, cobertas de uma fina camada de chocolate são de morrer! Sem esquecer dos “macarons” que derretem na boca ( principalmente o macaron “thé matcha” com pedaços de chocolate branco e açúcar que explode na boca) e da tartelette au citron (tortinha de limão). Dizem que reconhecemos uma boa pâtisserie pela sua torta de limão. Pois esta é viciante...

Pierre Hermé (Fechado nas segundas)

185, Rue de Vaugirard, Paris 15ème

Pierre Hermé é estrela na França. Com três boutiques em Paris e outras em Tokyo, no Japão, Hermé é o rei dos macarons. Apaixonado pela cultura japonesa, sua mais nova criação conta com uma gama de “wasabi”.

Mas para mim, a gama Infiniment Vanille me leva para um outro mundo. Fanática por baunilha, não poderia ser diferente. Uma sobremesa levíssima, de comer de olhos fechados, só pelo prazer da degustação. Feita de ganache de chocolate branco, creme de mascarpone com baunilha e um croquant de “pâte sablé”, ainda conta com uma mistura de três tipos de favas de baunilha diferentes: México, Taiti e Madagascar.


Se tiver a oportunidade, não deixe de provar também o “Désiré”, feito de “patê sablé”, mousse limão, compote de morango e banana, biscuit de limão, e “fraises des bois”, o morango mais perfumado e doce que existe.

Ladurée (Aberto diariamente)

75, Avenue Champs-Elysées, Paris 8ème 

Sinceramente, devo ter me encontrado varias vezes diante de uma boutique Ladurée, mas nunca tive a oportunidade de entrar e degustar seus feitos. As filas de espera que ultrapassam a porta de entrada nunca me deram motivação de esperar no frio gélido de Paris para experimentar seus famosos macarons et Saint Honorés.

Porém tive a oportunidade de almoçar no Salon de Thé da Ladurée da Champs e experimentar seu Club Sandwich, acompanhado de um delicioso chocolate quente. O preço exorbitante compensa algumas horas nesse luxuoso estabelecimento que te remete a uma outra época. Para mim, um design um tanto pesado (saibam que não sou a mais fã de antiguidade e tenho uma verdadeira queda pelo moderno), mas com um toque de elegância, apreciado por clientes de classe.

2 comentários:

  1. Amigaaaa o q é isso??? Ainda bem q não moro em Paris senão ía virar uma bola de tão gorda... tu sabe q não posso ver doce né! Q loucura essas fotos q tu colocou...

    ResponderExcluir
  2. Oi Amanda, tudo bom?
    Eu adorei o teu blog, está uma delícia de comer com os olhos!!!!!!!!!!!
    Muito sucesso!!!!!!!
    Eu também adoro morangos!
    beijos, Beth, Laura e Luli

    ResponderExcluir